quarta-feira, 6 de março de 2013

Geneticista deturpa sua própria fonte

Geneticista deturpa sua própria fonte
O Pastor Silas Malafaia concedeu uma entrevista no programa De Frente Com Gabi, com grande repercussão na internet.  Após a entrevista um vídeo que trata de genética e homossexualismo tornou-se muito popular.  Resolvi checar as informações do geneticista. Fiquei surpreso de como ele simplesmente distorceu dados científicos para justificar suas convicções.
O geneticista baseou suas declarações em um livro chamado “Manual de Comportamento Genético”, de 2009, no Capítulo 19, “Influências Genéticas e Ambientais na Orientação Sexual”. Este texto é facilmente encontrado na Internet:   
http://www.abrevia.com.br/wpan
O autor do capítulo, já em sua introdução, diz que as influências genéticas e ambientais não foram claramente definidas e que os resultados dos estudos são contraditórios. Sobre estudos com gêmeos ele cita que o primeiro estudo, da década de 50, apresentava problemas metodológicos. Cita também que os estudos da década de 90 também apresentavam limitações metodológicas.  E que o melhor e maior estudo, já no ano de 2000, mostra baixa concordância de homossexualidade entre gêmeos monozigóticos. Todas estas informações foram simplesmente omitidas pelo geneticista.
Agora os números apresentados pelo o geneticista. Ele simplesmente fez uma média aritmética dos resultados de 10 estudos com gêmeos. Não considerou que eram estudos realizados com diferentes metodologias, e com amostras de tamanho diferentes.  São números criados por ele e sem nenhum significado estatístico. Engraçado é que ele ainda critica estatística do outro debatedor.
A conclusão do autor da fonte do geneticista é a seguinte: “Neste momento, poucas conclusões podem ser afirmadas com exatidão sobre os determinantes genéticos e ambientais na orientação  sexual”.  Isto é muito diferente do que foi dito pelo geneticista.

dois videos no youtube sobre isto:

Um comentário:

  1. Meu amigo Natal, me permita comentar este post. Primeiramente gostaria de lhe alertar que ao tratar do tema vc não use o termo homossexualismo, ismo quer dizer doença, e a OMS deixar de considerar a homossuaLIDADE como tal. Bom, o Silas Malafaia é extremamente contraditório, ele ataca a ciência porém utiliza oq melhor lhe convém. Ele se baseuou em um único estudo, de um único livro, de um único altor para embasar a sua teoria maluca, e isso não é verdadeiramente ciência. No reino animal existem espécies que são homossexuais, por exemplo, algumas espécies de golfinhos mantem relações com parceiros do mesmo sexo para evitar conflitos no grupo. Note que esse é um comportamento instintivo, eles não pensam assim; "vamos ter este comportamento que tudo será melhor", eles agem por instinto. Pois bem, instito é passado através dos gênes, logo percebemos que a genética tem sim relação com a homossexualidade. Agora em relação aos gêmeos, esse é o ponto que fico mais escandalizado da falta de conhecimento do tal Silas Malafaia. O fato de dois irmãos serem gêmeos identicos não quer dizer que ele tem que ser iguais em tudo, se fosse assim eles ficariam doentes ao mesmo tempo, exerceriam a mesma profissão, se apaixonariam pela mesma mulher ou até morreriam no mesmo dia e hora, e nós sabemos que não é assim, por tanto alegar que o fato de um irmão ser hetero e o outro homo não prova que se trata apenaws de comportamento. A ciência ainda tem muito que avançar nesse assunto de homossexualidade, mas os indícios apontam sim para uma causa genética e não comportamental.

    Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir