terça-feira, 5 de março de 2013

A História Profética do Mundo – Estudo Daniel 2

A História Profética do Mundo – Estudo Daniel 2
A História Profética do Mundo – Estudo Daniel 2
A História Profética do Mundo – Estudo Daniel 2. Através de um sonho, Deus revela ao rei da Babilônia, à Daniel, e a todo o verdadeiro servo de Deus, o que aconteceria no mundo até o fim dos dias.
1. Porque o rei ficou perturbado e perdeu o sono? Daniel 2:1
No segundo ano do reinado de Nabucodonor, teve este um sonho; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono.
2. Quem o rei chamou e o que o rei queria com eles? Daniel 2:2
Então, o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus, para que declarassem ao rei quais lhe foram os sonhos; eles vieram e se apresentaram diante do rei.
3. O que o rei disse que faria caso eles não falassem qual era o sonho e a sua interpretação? Daniel 2:5
Respondeu o rei e disse aos caldeus: Uma coisa é certa: se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas monturo.
4. O que os sábios da Babilônia confessaram ao rei? Daniel 2:10-11
Responderam os caldeus na presença do rei, e disseram: Não há ninguém sobre a terra que possa declarar a palavra ao rei; pois nenhum rei há, grande ou dominador, que requeira coisas semelhantes de algum mago, ou astrólogo, ou caldeu. Porque o assunto que o rei requer é difícil; e ninguém há que o possa declarar diante do rei, senão os deuses, cuja morada não é com a carne.
Daniel 2:10-11
5. O que o rei fez? Daniel 2:12
Então, o rei muito se irou e se enfureceu; e ordenou que matassem a todos os sábios da Babilônia.
6. Quais foram os primeiros a serem buscados para ser mortos? Daniel 2:13
Saiu o decreto, segundo o qual deveriam ser mortos os sábios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos.
7. Em quem Daniel encontrou socorro? Daniel 2:16-23
E Daniel entrou; e pediu ao rei que lhe desse tempo, para que lhe pudesse dar a interpretação. Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros;  Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de babilônia. Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu. Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. O Deus de meus pais, eu te dou graças e te louvo, porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei.
Daniel 2:16-23
Quando buscamos a Deus em oração, Ele sempre nos responde segundo a Sua vontade, e é capaz de nos livrar da morte como foi com Daniel. Deus revelou a Daniel tanto o sonho como a interpretação do mesmo.
8. Qual foi o sonho que o rei havia tido, e que Deus havia revelado a Daniel? Daniel 2:31
Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta, que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
9. Como era essa estátua e como ela foi destruída? Daniel 2:32-34
A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata, o ventre e os quadris, de bronze; as pernas, de ferro, os pés, em parte, de ferro, em parte, de barro. Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou.
10. Qual era a interpretação? Ler Daniel 2:36-40
Daniel revelou ao rei que cada um dos metais da estátua representavam um reino e, no verso 38, ele diz ao rei que o ouro é a representação do império dominado por ele próprio − Nabucodonosor. Este rei dominava sobre o império da Babilônia.
No verso 39, diz que viria ainda um segundo império, representado pela prata da estátua. Em Daniel 5:28, a Palavra nos revela que o reino que se seguiu ao reino babilônico, foi o império Medo-Persa. Assim como a estátua tinha dois braços, esse império era regido por duas nações − os medos e os persas.
Ainda no verso 39, diz que surgiria um terceiro império, representado pelos quadris de bronze da estátua. Em Daniel 10:20, a Palavra nos revela que o reino que seguiria ao império Medo-Persa, seria o reino da Grécia, com seu grande general, Alexandre Magno.
E, no verso 40, é dito que surgiria um quarto império, representado pelas pernas de ferro. O império que se seguiu ao domínio grego, foi o Império Romano, o império mais cruel que já existiu na Terra. Foram os soldados romanos que mataram Jesus. Este império foi dividido em duas fases: Roma Imperial e Roma Papal. Roma imperial foi um reino sanguinolento, mas a Roma papal foi ainda pior, dizendo-se ser uma igreja cristã, ela perseguiu e matou milhares de cristãos.
Temos até aqui o seguinte:
1)      Cabeça de ouro: Babilônia (605 a539 a.c.)
2)      Peitos e braços de prata: Medos e Persas (538 a331 a.c.)
3)      Quadris de bronze: Grécia (331 a168 a.c.)
4)      Pernas de ferro: Roma imperial (168 a.c. a 476 d.c.) e Roma Papal (538 a1798 d.c.)
11. Já sabemos que o ferro é Roma. Mas o que é o barro? Ler Daniel 2:41
O barro é a união de terra e água. Complete abaixo, segundo a Bíblia, o que foi que Deus chamou de terraem Sua Palavrae o que significa água:
Terra (Ler Gên. 1:10): À porção seca chamou Deus Terra…
Águas (Ler Apoc. 17:15): Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.
Se água é a representação de um lugar com muita gente, por outro lado, um lugar seco é a representação de um lugar com pouca gente. Sendo assim, Deus deseja nos revelar que, nos últimos dias, precisamente perto do fim do reinado de Roma Papal (1798), surgiria uma grande nação de um lugar até então pouco povoado, e pouco a pouco essa nação cresceria até obter uma grande força.
12. Há algumas partes do nosso planeta que foram descobertas há mais de 500 anos, conhecidas como “Novo Mundo”, e foram crescendo cada dia mais até se tornarem povos destacados. Dos países do Novo Mundo, qual é o país que tem maior influência global atualmente? Marque um “x” na resposta correta:
R. Estados Unidos
A Bíblia, portanto, revela-nos que nos últimos dias da história desta Terra haverá um novo governo mundial dominado por duas nações poderosas: o ferro, que representa Roma Papal (Vaticano, Igreja Católica); e o barro que representa essa grande nação do Novo Mundo, os Estados Unidos.
13. O que representa a pedra que era lançada do céu e destruía a estátua? I Coríntios 10:4
E beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.
A pedra representa Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que em breve virá nos buscar para morar com Ele em um reino eterno, onde nunca mais haverá tristeza, nem morte, nem pranto, nem dor. (Ler Daniel 2:44-45)
Compromisso de fé:
(    ) Vi que Deus delineou toda a história da Terra antes que ela acontecesse e gostaria de me entregar a Ele para que dirija a minha vida como Ele quiser;
(     ) Desejo me preparar para a vinda de Jesus Cristo.
Fonte: A verdade sobre o Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário