domingo, 19 de junho de 2011

O Evangelho Segundo Bartolomeu ( ou Natanael ) Apóstolo


O Evangelho de Bartolomeu é uma obra perdida entre os apócrifos do Novo Testamento, mencionado em diversas fontes durante o Cristianismo primitivo.É possível que ele seja o mesmo texto chamado de Questões de Bartolomeu ou a Ressurreição de Cristo ou mesmo um terceiro distinto de ambos.

Inicialmente, o texto descreve como Jesus desceu até o inferno em palavras dele mesmo, logo pulando para uma discussão sobre a imaculada conceição, quando Maria chega entre os apóstolos. Em seguida, eles pedem para ver o inferno e os anjos enrolam a terra para permitir, retornando-a assim que eles puderam ter um lampejo do inferno.
Finalmente, Bartolomeu pede para ver Satã e logo um coro de anjos arrasta Beliar (um nome para Satã) acorrentado das profundezas do inferno, o que provoca a morte dos apóstolos. Jesus imediatamente os ressuscita e dá a Bartolomeu o controle sobre Satã. O apóstolo pergunta a Satã como ele se tornou o inimigo e outras questões sobre assuntos esotéricos, como a hierarquia dos anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário