quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O NÚMERO DA BESTA NOS CÓDIGOS DE BARRA. MITO OU REALIDADE?



 Número da Besta nos códigos de barras

            Algumas organizações cristãs acreditam que o Número da Besta, a marca que se refere o Apocalipse, é o código de barras, incorporado na mão direita ou na testa por meio de um microchip, sem o qual não se poderá comprar ou vender. As teses conspiratórias baseiam-se em uma das mais famosas profecias bíblicas, o Apocalipse de São João, capítulo 13, versículos 16, 17 e 18:

“A segunda Besta faz também com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, recebam uma marca na mão direita ou na fronte. E ninguém pode comprar nem vender se não tiver a marca, o nome da Besta ou o número do seu nome. Aqui é preciso entender: aquele que tem entendimento, calcule o número da Besta; é um número de homem; o número é 666”.
   
            Chega-se a essa conclusão porque o código de barras é apenas um símbolo matematicamente ordenado é constituído por um conjunto de barras paralelas e os espaços de diferentes larguras. É a ordem estrutural ou separação destas linhas que representam o número de identificação de um produto.

           
              O Universal Product Code, mais conhecido por UPC, introduzido na versão A, trinta linhas verticais pretas. Cada par dessas linhas é equivalente a um único dígito ou número. Temos, então, quinze dígitos:
  • Um dígito consiste de um par de “linhas-guia”.
  • Um "dígito do sistema de número", com funções de controle.
  • Cinco algarismos que representam o fabricante do produto.
  • Outro dígito que consiste de um par de “linhas-guia”.
  • Cinco dígitos do código de identificação do produto.
  • Um dígito da "correspondência de transposição", que verifica se algum dos dígitos anteriores foram transpostos.
  • Um último dígito formado por um outro par “linhas-guia”.

             As “linhas-guia” fornecem parâmetros de referência para os leitores de código de barras, separando as linhas de código no lado esquerdo das linhas no lado direito.

            Pois bem, as “linhas-guia” representadas por cada par de barras é justamente 6. O que dá um conjunto de 666, presentes em todos os código de barras do sistema UPC, o que deu origem à crença em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário